Desde 1995
contato@metalurgicadourados.com.br
67 3426.4120

Usinagem é o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, através de ferramentas ou máquinas

A usinagem (ou maquinagem, no português de Portugal) é muito comum em todo o mundo, indo desde a fabricação de peças para automóveis até o processo da cópia de uma chave, por exemplo.

A obtenção de peças em série e por um custo baixo é uma das finalidades da usinagem, além da criação de qualquer tipo de objeto a partir da um bloco sólido da matéria-prima. 

Dentro do campo da mecânica, a usinagem também é utilizada como alternativa para reparações e remates de acessórios metálicos ou de outros materiais. 

 soldagem é usada para unir materiais, similares ou não, de forma permanente, sendo que sua aplicação varia de acordo com os diversos métodos existentes e características de juntas apresentadas, como, basicamente: a forma,­a espessura e geometria das pessas;o tipo de material usado;e o tipo de desempenho esperado.

A solda busca proporcionar forte aderência mecânica dos materiais, ou a mínima resistência elétrica quando se tratam de materiais eletrônicos.Tambem é um processo que envolve muitos procedimentos da metalurgia como, por exemplo, a fusão e a solidificação, que podem trazer problemas práticas no desenvolvimento do processo.

Isso, na verdade, é uma das maiores dificuldades encontradas para se trabalhar com soldagem, pois os metais reagem muito rápido à atmosfera quando recebem calor. Mesmo assim, esse é o processo mais utilizado na indústria para unir partes metálicas.

A soldagem nada mais é que a junção de duas partes metálicas feita a partir de uma fonte de calor, podendo ou não utilizar pressão. E como questões principais do processo de soldagem, tem-se: cuidado para evitar o contato do material aquecido com o ar atmosférico; a remoção de resíduos que estão nas superfícies dos materiais; e, o controle das transformações de fase nas juntas soldadas.

Temos profissionais capacitados para industrialização e fabricação de máquinas e equipamentos em diversos tipos de materiais, ferrosos e não ferrosos, atendendo exigências normas para caldeiraria.

Temos área com espaço para manuseio de matéria prima com entrada e saída para carretas assim como um setor próprio e destinado a Caldeiraria Industrial.

Nossa estrutura, esta pronta a oferecer serviços de:

- Trocadores de calores
- Vasos de pressão
- Reatores
- Tanques de armazenagens
- Silos
- Separadores
- Filtros industriais

Nosso setor de Caldeiraria Industrial esta em pleno desenvolvimento, em busca de maior aprimoramento juntamente com a qualidade. 

O que é Caldeiraria?

Caldeiraria é o trabalho em que se desenvolve ou presta-se em manutenção de peças com soldas utilizando cortes de chapas ou materiais metálicos.

A Caldeiraria vista de uma maneira ampla, é responsável pela fabricação de equipamentos e peças em geral partindo da utilização de chapas metálicas planas que podem ser de aço inox, alumínio, aço carbono).Também é possível realizar o reparo e a manutenção de peças feitas do mesmo material pela caldeiraria.